O que fazer com seus lábios – Princípios para uma boa comunicação

by - 16:30

Comunicação, é uma ferramenta muito legal que nos permite entender o outro, descobrir seus valores, suas crenças e seus sentimentos. Mas não pense que é fácil assim não! A comunicação autêntica requer tempo, habilidade, humildade e esforço para ser apreendida. Admitir que não somos boas nessa área é um grande passo para buscar melhorar. Então se você quer ter sucesso (quer errar menos) seguem alguns princípios que o Manual da vida, a bíblia, nos oferece para aprendermos a  viver melhor, a ser a nossa melhor versão!
PRINCÍPIO 1 – Os problemas de comunicação geralmente são problemas do coração
Jesus disse:  “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração". (Lucas 6:45).
Nossos lábios são simples mensageiros do nosso coração. Não dá para separar o nosso eu da nossa comunicação. E se nossas palavras são egoístas, pecaminosas e rudes, é por que somos egoístas, pecaminosos e rudes. CUIDADO! Temos tendência para pecar e magoar o outro quando estamos sozinhos. A boa notícia é que com Cristo podemos ser luz! Além de vir para nos salvar Ele veio para combater o governo do pecado em nossas vidas e relacionamentos aqui na terra. 
Nem etiqueta, nem professores nobres, nem força de vontade juntos podem muda-la, mas “ ...Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Fp 2:13)”. Quando o Espírito Santo é convidado para mudar nosso coração nossa fala é caracterizada pelos frutos do espirito (veja Galátas 5:22), se enche de amor, paz, mansidão, alegria, paciência, bondade, longaminidade e fé!
PRINCÍPIO 2 – Seus ouvidos são as mais importantes ferramentas de comunicação
Já reparou que quando pensamos em comunicação nos imaginamos falando? Isso porque pensamos que o que temos para falar é mais importante do que o outro tem para falar. Sabe o que é interessante, estudando provérbios percebi que o homem mais sábio do mundo fala bastante sobre o falar.
O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões.” Pv 21:23.
Ouvir é uma expressão de humildade e genuíno interesse pelo outro. Veja que o tolo não quer ouvir, dá apenas suas opiniões, então ele não se comunica! Aí vão algumas perguntinhas para refletir: Você ouve com atenção? Ou só espera a sua vez de falar? Com que frequência corta ou termina as frases dos outros?
Absorver a resposta; observar o jeitinho com que foram faladas as palavras; perguntar; se preocupar com a opinião do outro mais do que a sua são sinais de que a transformação está acontecendo! Já se perguntou por que Deus nos fez com uma boca e duas orelhas? Talvez seja para ouvir o dobro do que falamos (risos). E se como eu você não consegue fazer isso sozinha, ore e peça  ajuda ao Criador!
PRINCÍPIO 3 -  A boa comunicação não ocorre por acidente
É preciso se esforçar para conhecer o outro, planejar, trabalhar, e isso surge COM O TEMPO.  Seja curiosa, queira descobrir sobre o outro! Mas faça tudo ao natural!
PRINCÍPIO 4 – Ausência de conflito e boa comunicação são coisas diferentes
Em vez de evitar o conflito, porque não aprender com ele enfrentando-o e resolvendo-o para honrar a Deus.  Então vamos lá aprender um pouco mais com Salomão:
1    1- Expresse seus sentimentos e frustrações sem acusar ou atacar. (Pv 11:9).
2- Escolha palavras, expressões e um tom de voz gentil. (Pv 16:24).
3- Dê exemplos reais e específicos. Crie notas antes de se comunicar. Fique longe do generalismo. (Pv 16:20).
4- Não exagere, distorça ou aumente a verdade. Evite palavras extremas como nunca e sempre. (Pv 16:21).
5- Busque soluções em vez de discórdia. (Rm 12:17-21).
6- Ouça o que o outro tem a falar, sentir e precisa. Tente entender suas preocupações ocultas. (Tg 1:19).
7- Recuse-se a alimentar amargura, ira e raiva. (Tg 1:20).
8- Reconheça seus fracassos, perdoe e não guarde ressentimento.  (Lc 17:3-4)
9- Certifique-se de que ambos entenderam o que dizem e sentem. Encoraje à solução. (Rm 14:19).
10- Treine sua boca e coração até que você possa dizer a coisa certa, no momento certo, da forma correta, pelos motivos corretos! (Pv 21:23)
PRINCÍPIO 5  - O motivo é mais importante do que a técnica. Amar, servir, encorajar e beneficiar aos outros são motivos agradáveis a Deus! “ Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29). Como você viu comunicação dá trabalho, mas é do seu trabalho que você colhe os frutos! Não posso amar quem não conheço, nem ser amada por quem não me conhece, por isso o CONHECIMENTO faz parte do AMOR! E ele vem pela comunicação aberta, honesta, sincera e humilde. Que o Senhor nos ajude a lembrar sempre desses princípios, e claro, que nos ajude a colocá-los em prática, para a nossa felicidade! Tenho certeza que se a comunicação com Ele estiver funcionando bem, todas as demais irão fluir para a honra e glória dEle.




You May Also Like

0 comentários

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Limpai a fonte, e puras serão as águas. Se reto for o coração,
corretas hão de ser vossas palavras, vosso vestuário, vossas ações."

(Ellen G. White)