Modéstia na Faculdade – Depoimento & Dicas


Caso alguém ainda não saiba, eu estudo Design de Moda em uma faculdade presencial, e esse ano já é meu quarto, dos cinco anos, de curso.  

Quando eu comecei, confesso que ficava com um pouco de receio de como seria recebida, afinal, o ambiente de faculdade é bem diferente do da igreja. Ali tem pessoas de todos os tipos de formação, família, estilos de vida... Sempre ficava com medo de ser vista como cafona ou muito conservadora e por isso não conseguir fazer amigos. 

Assim que comecei a faculdade fiz amizade com outra evangélica que já era conhecida da minha família, então pensei: "Agora a gente não vai enturmar com ninguém mesmo, vão pensar que por sermos crentes somos cafonas e julgamos todos os demais como os piores pecadores". Porém, a realidade foi bem diferente, conseguimos fazer um grupo de amigos bem variado e nos divertíamos muito juntos. E em nenhum momento fui tratada mal por meus colegas e amigos por ser a única do grupo que usava “saião”. 

O interessante é que, por mais que eu não gostasse totalmente do meu estilo (e quando olho atualmente as roupas que eu usava gosto menos ainda haha), na época que comecei a faculdade algumas meninas da minha sala, que nem eram evangélicas, me falaram que gostavam do meu estilo ou que se fosse pra ser crente e se vestir como eu me vestia elas não se importariam. Isso mexeu muito comigo. Eu me sentia cada vez mais confiante de que mesmo diferente dos demais eu era aceita.  

Apesar de ter trancado a faculdade por dois anos para fazer Escola Missionária e não estudar mais na mesma sala que meus antigos colegas, fico feliz de ter tido a oportunidade de ter uma classe tão receptiva ao diferente e por ter tido a chance de dar meu testemunho com meu vestuário. Além de Deus ter me concedido um incentivo tão grande a continuar me portando da maneira correta sem medo de afastar os demais. 

Agora que vocês já viram meu testemunho de como foi manter a fé em um ambiente onde as pessoas muitas vezes não querem ao menos ouvir falar de religião, confiram as dicas para poderem acertar melhor do que eu no meu primeiro ano de faculdade! 

  1. 1. Básico, simples, mas de bom gosto 

Nada melhor para não errar do que as peças clássicas, assim você garante inúmeras combinações e que dão certo em vários tipos de situação.  

Algumas peças como: saia lápis preta, uma saia jeans que combine com qualquer look, uma boa blusa branca básica, tênis e sapatilhas que sejam básicos mas de bom gosto, uma jaqueta jeans (caso tenha ar condicionado na sala), e quem sabe um acessório, como um prendedor de cabelo, um relógio, uma bandana, um boné. Cada estilo é único e varia de acordo com necessidades e gostos pessoais! 

Recomendo focar em peças clássicas porque elas não saem de moda, e quando você olhar para trás não vai ficar com vergonha da sua escolha de looks!  

  1. 2. Conforto 

Nada pior do que ficar horas sentada em uma sala de aulas ou ter que ficar andando por uma faculdade enorme vestindo uma roupa desconfortável.  

Uma das melhores escolhas, no quesito selecionar o look certo, é focar em conforto. Procure tecidos que você sabe que são mais confortáveis, sapatos que não irão fazer bolhas ou calos. Quem sabe um look mais soltinho e que não aperte tanto. Se você mora em um lugar quente, procure tecidos que permitam que o corpo transpire sem que deixem mal cheiro. Já para aquelas que moram em regiões mais frias, moletons e casacos confortáveis são sempre uma boa aposta. 

  1. 3. Um toque de estilo 

Procure saber sobre as últimas tendências ou quais são os estilos de roupa que nunca saem de moda, assim, você poderá andar com confiança sabendo que escolheu a roupa ideal, que está na moda e ainda tem bom gosto. No Google há uma infinidade de sites que trazem as últimas tendências, basta conferir e deixar anotado em algum lugar para sempre dar uma olhadinha quando estiver em dúvida do que usar.  

Lembre-se sempre de adaptá-los à sua realidade, com coisas que você já tem e de forma que não vá contra seus princípios! 

  1. 4. Seja você 

Por último, não tenha medo de ser você. Como aluna de moda é comum ver pessoas com estilos diferentes e únicos, pessoas que montam looks ousados e diferentes e não têm medo do julgamento alheio. E a cada dia a moda caminha mais nessa direção de aceitar cada um com seu estilo diferente.  

Então, não fique com medo, procure conhecer o seu gosto pessoal, seu corpo e o que você mais se identifica. Assim poderá ter mais confiança na hora de escolher seu look. 

Gostou desse artigo? Ele foi útil para você? Então deixa um comentário para nós sabermos a sua opinião e compartilhe com suas amigas! 


You May Also Like

0 comentários

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Limpai a fonte, e puras serão as águas. Se reto for o coração,
corretas hão de ser vossas palavras, vosso vestuário, vossas ações."

(Ellen G. White)