Modéstia não é só comprimento
Frequentemente, ao ser mencionado o assunto da modéstia no vestir, muitas pessoas o associam com o comprimento da saia que as irmãs devem usar. Porém, quando sentamos para ler e estudar mais a fundo sobre o assunto, vemos que essa questão é mais abrangente do que parece. Mas, se modéstia no vestir não se refere apenas a um comprimento "x" de saia ou vestido, o que mais ela aborda então? Continue a leitura do artigo para descobrir.
Primeiramente, é sempre bom lembrar que modéstia nada mais é que moderação, seja no vestir, falar, se comportar ou na consideração de si mesmo e suas realizações. Um dos sinônimos para a palavra modéstia, inclusive, é discrição. Isso quer dizer que, uma pessoa modesta não chamará, propositadamente, a atenção para si mesma e, trazendo para o nosso assunto da modéstia no vestir, não chamará a atenção para o seu próprio corpo.
Infelizmente, ao passearmos, seja pessoal ou virtualmente, por algumas lojas que afirmam trabalhar com o nicho "moda evangélica" vemos que boa parte das peças, se não todas, de evangélicas só têm o título. Me perdoem a franqueza, mas quando afirmamos que trabalhamos em prol de uma causa evangélica ou cristã, estamos dizendo que aquilo, de uma forma ou de outra, está representando o evangelho de Cristo, está retratando Jesus na pessoa de seus seguidores. Mas como moças e mulheres cristãs representarão o nosso Senhor com roupas que revelam toda a silhueta de seu corpo?
"Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição [...]"
(1 Timóteo 2:9 NVI)
Muitas moças são tentadas a "compensar" o comprimento da saia ou vestido com modelos mais colados, que delineiam o corpo, transparências e decotes no limite. Mas não há decência alguma em tais modelos, minhas irmãs. Por favor, rogo-lhes que fujam destes! Não quero e nem é meu objeto aqui me colocar em um lugar acima de quem faz esse tipo de coisa, jamais! Não sou perfeita e também tenho minhas dificuldades. O que quero através deste post é chamar a atenção de vocês a algo que, de repente, não tenham percebido completamente e é de EXTREMA IMPORTÂNCIA. Quando uma irmãzinha mais experiente chega até você para lhe aconselhar sobre o modelo da sua saia, nem sempre é por implicância dela, muitas vezes só quer te alertar, te ajudar para o seu próprio bem!
"Uma roupa não deve ser usada, a menos que seja decente e de bom caimento."¹
Lembrem-se de que nosso corpo não nos pertence:
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprado por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Corintios 6:19 e 20)
Como o glorificaremos deixando nossos corpos à mostra? Além disso, as roupas que vestimos devem promover saúde e conforto, possibilitando o livre movimento, o que, no que diz respeito à vestidos e saias coladas, não acontece.
Minhas queridas, vocês são filhas do Rei, princesas preciosas aos Seus olhos. Seu corpo é um tesouro. Suas vestes devem realçar a beleza que há na sua alma. Não permita que decotes que, ao se abaixar para pegar algo no chão, por exemplo, revelam o que não deveria ser mostrado, transparências (aqui podemos encaixar também aquelas saias com forros que mal cobrem as coxas), fendas reveladores e modelos colados deixem à mostra o seu tesouro que deve ser bem guardado apenas para o seu marido.
Modéstia no vestir vai além do comprimento da saia. Este é importantíssimo e tem o seu lugar, mas se prezarmos apenas por essa característica e não cuidarmos com a decência tentando "compensar" o tamanho da saia ou vestido com outros pontos reveladores, estaremos envergonhando nosso próprio Deus. E não queremos isso, não é mesmo? 😰
Vale lembrar que você não precisa usar apenas saias ou vestidos rodados e blusinhas com gola alta para estar decente e honrar ao Senhor. Há uma infinidade de modelos que estão à altura das candidatas ao Reino Celeste. Aquelas que gostam de saias mais retas e levemente afunila das, porém o corpo marca muito atrás, apostem em blusinhas, camisas ou alguma outra terceira peça mais compridinha, maxi cardigans (quentinhos no frio e de malha nos dias quentes), sobretudo... Alguns exemplos:
Enfim, existem alternativas, princesa. Por isso, pesquise, busque, use a sua criatividade! Deus, como um Pai amoroso que é, vai te ajudar nesta caminhada!
Em nosso Pinterest selecionamos vários modelos para você se inspirar*, dê uma olhadinha lá. ❤️ Nosso perfil no Instagram também está recheado de inspirações buscando seguir os princípios que cremos, não deixe de conferir.
Que Deus te abençoe, minha amiga! ☺
E que a graça e a paz de Cristo estejam sempre com vocês. ❤️
* Pedimos apenas que ignorem maquiagens, pinturas e joias que poderão encontrar em boa parte das fotos. A grande maioria ali não é reformista, apenas nossas fotos autorais o são. As demais fotos foram selecionadas apenas com o objetivo de mostrar os looks como inspiração pra vocês.
¹WHITE, Ellen G., Testemunho para a Igreja, vol. 2.
0 comentários